Fórum Panamazônico discute direito à comunicação e planeja ações conjuntas dos movimentos populares

2005-01-27 00:00:00

A oficina “Comunicação para integração dos movimentos sociais” foi realizada no dia 21 de janeiro, das 14h00 às 18h00, no Colégio Brasileiro, como parte do Fórum Social Pan Amazônico. Nela, os seguintes grupos expuseram seu trabalho com comunicação popular e/ou comunitária (a chamada comunicação alternativa):

- Comitê amazonense de apoio ao Jornal Brasil de Fato (para saber mais: www.brasildefato.com.br);

- Rádios Comunitárias: Cidade Livre (de Belém, no Pará), Resistência FM (de Belém, no Pará) e Rádio Voz das Comunidades (de Manaus, no Amazonas);

- Rede Sou de Atitude – www.soudeatitude.org.br (ligada à Rede Andi: www.andi.org.br, que em Manaus tem a Agência Uga-Uga de Comunicação como representante);

- Pastorais de Comunicação;

- Projeto “Praça Pública”, de espaço virtual de troca de informações e debates, do fracês Ludovico.

Os participantes da oficina defenderam que receber e produzir informação são direitos e, portanto, não podem ser tratados apenas como mercadoria (como fazem as grandes empresas de comunicação). Por isso, é essencial que haja incentivo – e não perseguição – às rádios comunitárias.

Essa lógica leva também à luta por uma comunicação pública, que tenha financiamento governamental e na qual seja garantida a participação dos movimentos populares. Esses princípios fazem parte da Campanha CRIS Brasil (Comunication Right in the Information Society, ou seja, Direito à Comunicação na Sociedade da Informação), em cuja secretaria nacional está o GTA (Grupo de Trabalho Amazônico). Essa campanha foi apresentada por Arnaldo, do GTA. Para saber mais sobre ela: www.intervozes.org.br.

Na oficina, ficou decidido que seria criado um grupo virtual de discussão, para o qual cada movimento, entidade ou grupo deveria mandar um breve relato (sistematização) de suas experiências de comunicação alternativa. Além disso, o grupo virtual de discussão tem o objetivo de promover trabalhos conjuntos, inclusive relativos à Campanha Cris Brasil, e trocar informações entre os grupos que trabalham com comunicação popular na PanAmazônia.

Reunião do Fórum de comunicação popular no amazonas:

No “Encontro de Comunicadores” foi marcada uma reunião entre os grupos de Manaus que trabalham com comunicação popular ou que tenham interesse na luta pela democratização da comunicação. O objetivo da reunião é definir uma agenda de trabalhos conjuntos para o primeiro semestre de 2005, além de ter relatos e informes sobre as discussões da Campanha CRIS Brasil que acontecerão no Fórum Social Mundial, para planejar ações da campanha no Amazonas.

A reunião acontecerá no dia 12 de fevereiro (sábado), das 16h00 às 18h00, no Sindicato dos Jornalistas (Praça Santos Dumont, Centro). Contato: Thaís Brianezi – (92) 236-6877, 9601-6110.