Gilberto Gil e os novos bichos-gritos

2005-11-18 00:00:00

18th November 2005

O Brasil deu um show ontem a noite, junto aa comunidade planetaria dos novos 'bichos-grilos' que substituiram os hippies na busca de alternativas mais plenas de sentido nesta chamada Sociedade da Informacao. Um evento nao-oficial da Cupula Mundial da Sociedade de Informacao foi realizado numa casa conhecida como Palacio Dar Bac-Hamba, em meio a vielas escuras de uma parte de Tunis normalmente nao visitada pelos estrangeiros que aqui estao. O Ministro Gilberto Gil participou de um debate, acompanhado de seus principais assessores, quando demonstrou o claro compromisso pessoal com alternativas relacionadas ao software livre e licencas do tipo de Creative Commons

Apos o debate, foi entregue por Gil o Minimun Prize 2005 a Richard Stallman, o programador que criou o GNU/Linux Project (www.gnu.org). Trata-se de um dos principais filosofos/ativistas que defendem o compartilhamento do codigo-fonte de todo e qualquer software, com vistas ao aperfeicoamento da humanidade e liberdade de expressao. Gil ainda deu uma 'palhinha' musical, sendo acompanhado por musicos tunisianos que tocaram instrumentos desconhecidos da maioria, com sonoridades muito interessantes. Uma jam session para la de exotica.

Interessante ver representantes do Governo Brasileiro envolvidos com aqueles que sao 'os outros' da Cupula Mundial da Sociedade de Informacao. Parecia que boa parte dos anarquistas bem intencionados do mundo da informatica la estava. Gente como os jovens estudantes do Indymedia (www.indymedia.org), que correm o mundo patrocinando a cultura hacker como uma forma de inverter a ordem que nos leva aa exclusao mundial, ou seja, dar ao povo o poder sobre as NTICs. Trata-se de uma revolucao ao reves. Se ha gente que vive o mundo como no filme Matrix eh esse povo.

Foi a cara do Brasil que encanta: liberdade, musica, arte e despretensao. Uma boa oportunidade de afirmar outras possibilidades sobre como encarar a Sociedade da Informacao.

http://www.crisinfo.org/content/view/full/1025

Más información

Enlaces informativos sobre la CMSI (Túnez 2005)