Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

2010-08-14 00:00:00

Em clima de muita emoção, aplausos e ansiedade cerca de duzentas pessoas se reuniram no Salão de Atos, do Prodepa (Direção de Educação Permanente), em Assunção, durante o IV Fórum Social Américas para o lançamento do vídeo documentário “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!”. O filme dirigido pela cineasta Aline Sasahara retrata os dez dias de marcha que marcou a realização da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil.
 
Com a presença de militantes da MMM de diversos países da América, Brasil, Chile, Cuba, Paraguai, México y Peru e outros movimentos sociais presentes em IV FSA o vídeo emocionou a todos/as explicitando a força e a ousadia das mulheres brasileiras que marcharam entre as cidades de Campinas e São Paulo.
 
Para Tica Moreno, militante da MMM Brasil a realização da 3ª Ação é um marco para o movimento feminista e, no Brasil, demonstrou a força das mulheres mobilizadas em torno de uma agenda política baseada em denúncias à violencia do capitalismo patriarcal e em reivindicações e propostas de mudanças estruturais para a construção de alternativas geradoras de igualdade.
 
 A 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres teve início dia 8 de março e promove ações até 17 de outubro. No primeiro período da ação (8 a 18 de março) 53 países realizaram marchas, manifestações e debates. No Brasil, cerca de 3 mil mulheres marcharam em média 12km durante dez dias.
 
A ação no Brasil contou também com uma importante jornada de formação feminista acentuando cada vez mais nossa presença entre as mulheres sindicalistas, jovens, rurais, urbanas e etc assim como intensificando a vontade de luta para transformar o mundo e a vida das mulheres.
 
 O lançamento do vídeo faz parte da programação da Marcha Mundial das Mulheres no IV Fórum Social que acontece em Assunção, Paraguai entre os dias 11 e 15 de Agosto. O vídeo estará disponível na página da MMM: http://mmm2010.info