Organizações esquentam tambores em Cancun

2010-12-09 00:00:00

Jubileu Sul e Via Campesina preparam atividades para lutar contra mudanças climáticas e denunciar a "mercantilização" da natureza
 
Com cartazes, bandeiras e muito barulho, militantes da organização Jubileu Sul ocuparam uma praça na cidade de Cancun (México) para lançar a campanha “Banco Mundial fora do Clima”.
 
“Este encontro [COP 16] está parecendo mais um balcão de negócios para a mercantilização da natureza. O grande tema da moda nesse momento são os tais mecanismos REDD [Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação], com os quais as empresas transnacionais e os países do norte estão comprando créditos de carbono para supostamente preservar as florestas no sul e continuar emitindo toda sua poluição no norte. Essas políticas visam simplesmente a legitimar os poluidores, passando a responsabilidade para o sul, especialmente para camponeses e indígenas, e criar novos mecanismos de especulação nos mercados financeiros internacionais. E o Banco Mundial concentra a maioria dos fundos que estão sendo criados para créditos de carbono”, explicou o representante do Jubileu Sul,  Miguel Borba de Sá.
 
Caravanas
 
Caravanas organizadas pela Via Campesina começaram a chegar na noite de sexta-feira (3) à cidade de Cancun. As caravanas partiram de distintas partes do México com o objetivo de dar visibilidade às graves condições sociais e ambientais a que estão submetidas comunidades e territórios mexicanos.
 
A Via Campesina organizará em Cancun, paralelamente à COP 16, entre os dias 4 e 10 de dezembro, o Fórum Global pela Vida e pela Justiça Social e Ambiental. São esperadas aproximadamente 3 mil pessoas, representantes de mais de 40 países. Está prevista uma marcha que se dirigirá até as portas da conferência da ONU no dia 7 de dezembro.
 
“Queremos gerar um processo de informação e formação, explicando as posições da Via Campesina com relação à situação climática e, assim, ir construindo as propostas que devemos lançar no final do fórum”, disse o dirigente da Via Campesina, Jesus Andrade.
 
A Via Campesina ainda lidera uma mobilização mundial chamada de “Milhares de Cancun por Justiça Climática!”, a fim de replicar as manifestações que acontecerão no México, durante o período de realização da COP 16, em várias partes do planeta.
 
Além do fórum organizado pela Via Campesina, outros dois espaços foram montados por organizações sociais em Cancun, ambos por ONG’s: o Diálogo Climático-Espaço Mexicano e o Klimaforum.
 
- Vinicius Mansur de Cancun (México)
Fuente: http://www.brasildefato.com.br/node/5214