Boletim # 1

Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar- dia 15 out

2013-10-15 17:00:00

 

No ES mais de 1500 camponeses chegam na capital dando início à Jornada Nacional de Lutas

 

Vindos de mais de 30 municípios do Espírito Santo, camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores ocuparam a secretaria de agricultura do estado. O Movimento cobra respostas efetivas do estado quanto à demanda da agricultura camponesa, historicamente ignorada e marginalizada.

Leia mais.

 

MPA ocupa unidade de pesquisa da Monsanto em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (15) cinco mil camponeses e camponesas do nordeste, organizados/as no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina/PE.

Leia mais.

 

Em Rondônia, MPA ocupa prefeitura municipal de Jaru

Mais de duzentos camponeses organizados pelo MPA ocuparam ontem (14) o prédio da prefeitura de Jaru, em Rondônia. A mobilização faz parte das ações da jornada nacional de lutas por soberania alimentar que acontece entre os dias 14 a 18 de outubro em todo o Brasil.

Leia mais.

 

Via Campesina ocupa sede do Incra em Porto Alegre

Na manhã desta terça-feira (15), cerca 1200 trabalhadores ligados à Via Campesina, ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados, à Federação dos Metalúrgicos e ao Levante Popular da Juventude, ocuparam o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Alegre/RS. Em pelo menos 11 cidades do interior do estado estão ocorrendo ocupação das agências bancárias.

Leia mais.

 

Atingidos por barragens ocupam Departamento Nacional de Produção Mineral, em BH

Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, centenas de atingidos por barragens ligados ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no estado de Minas Gerais ocuparam Departamento Nacional de Produção Mineral, em Belo Horizonte. A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas que acontece nesta semana em diversas regiões do país.

Leia mais.

 

Repúdio à privatização das águas no Brasil fará parte da Jornada de Lutas em Brasília

MPP aproveitará mobilização nacional para denunciar a violação dos direitos de pescadores e pescadoras, entre elas, a política de incentivo à privatização de corpos d’águas no país.

Leia mais.

Integram a Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar as seguintes organizações:

CONTAG, FETRAF, MOVIMENTO CAMPONÊS POPULAR, VIA CAMPESINA